Cartórios estendem horário para regularizar título de eleitor

Adjust Comment Print

Nesta quarta-feira, 9 de maio, é o último dia para o eleitor que pretende votar requerer o título, alterar seus dados cadastrais ou fazer a transferência do domicílio eleitoral.

O prazo também expira no dia 9 de maio para quem quiser mudar o domicílio eleitoral, para pessoas que queiram registrar deficiência visual ou de locomoção e para transexuais ou travestis que queiram fazer alterações no nome social. O prazo para procurar a Justiça Eleitoral termina na quarta-feira, 9.

Esse prazo cumpre o calendário eleitoral que determina que o cadastro seja encerrado 151 dias antes da eleição. A data é importante para os eleitores entre 16 e 18 anos, que estão solicitando o documento para votarem pela primeira vez - lembrando que, no Brasil, o voto é obrigatório para os cidadãos maiores de 18 anos e facultativo aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 anos e aos analfabetos. 3 – Pessoas que precisam ou querem realizar o alistamento eleitoral para votar nas eleições de outubro deste ano.


Quem realmente precisa comparecer ao cartório eleitoral?

Os eleitores que devem comparecer obrigatoriamente são aqueles que completam 19 anos até a data das eleições e ainda não possuem título, e os com inscrição eleitoral cancelada - por exemplo, por não comparecimento no cadastramento biométrico.

Para quem já fez o cadastro biométrico, a versão digital do título de eleitor virá com a foto.


O cidadão deve ter em mãos documento oficial com foto e um comprovante de residência recente.

Se a situação do eleitor estiver "irregular", é sinal de que ele ficou mais de três eleições sem votar nem justificar sua ausência nas urnas.

O órgão explica que para efeito dessa contagem, cada turno de um pleito representa uma eleição.


A imensa fila se formava desde a entrada do prédio do Cartório Eleitoral, que fica localizado na Olegário Maciel, até a esquina com a Major Gote, onde diante da grande procura, muita gente precisou ter paciência durante a espera pelo atendimento.

Comments